terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Viagem de D.Pedro e de D.Luís-3ºparte

  • Viagem de D.Pedro e de D.Luís-chegada à Prussia
A 20 de Julho a comitiva portuguesa embarcou a caminho dos estados prussianos e no dia seguinte chegava a Dusseldorf seguindo depois para Berlim, sendo recebido pelo rei e pela restante família real. Visitaram Postdam , sendo que esta visita à Prússia serviu para que o futuro rei de Portigal, estabelecesse as devidas comparações entre o aprumo militar prussiano em comparação com a nossa tropa.

Como não podia deixar de ser os príncipes visitaram a terra de origem de seu pai o ducado de Coburgo Gota, sendo recebido por Ernesto o duque reinante e tio-avô de ambos.

Excelente local para a caça, nas palavras de D.Pedro, mas como aconteceu em toda a viagem, sempre aproveitava os seus apontamentos de viagem para reflectir sobre a realidade portuguesa, em comparação por certo, com o que ia observando aqui as notas abordam as diferenças entre a eficácia dos governantes noutros países e o desleixo existente em Portugal.

  • Viagem de D.Pedro e de D.Luís-visita à Austria
Foi recebido pelo arquiduque Fernando Maximiliano irmão do imperador tendo ficado instalado no palácio imperial e a 18 de Agosto visitou o príncipe Augusto de Saxe Coburgo e uma avó, cuja existência desconhecia. Nova caçada e visita a uma biblioteca e um incidente menor com o imperador por quem se sentiu menosprezado atendendo a alguns comentários que aquele lhe dirigiu devido à sua pequena comitiva.


  • Viagem de D.Pedro e de D.Luís-a chegada a Portugal
A 1 de Setembro de 1854 estavam de regresso a casa, devido a uma epidemia de cólera ficara sem efeito uma visita a Paris, limitando-se a um encontro com Napoleão III, num pequeno porto no canal da Mancha, após o que seguiu para Ostende onde embarcou no Mindelo, para Portugal onde chegaria a 15 de Setembro

Sem comentários:

Enviar um comentário