quarta-feira, 10 de outubro de 2012

O contrato de casamento com D.Estefânia

  • O contrato de casamento com D.Estefânia

Em Janeiro de 1857 o príncipe Alberto marido da rainha Vitória e primo direito de D,Fernando pai de D.Pedro aconselhara-o a casar com D.Estefânia de Hohenzollern-Sigmaringen.Independentemente da admiração que o nosso rei nutria por Alberto a quem chamava tio,a recíproca também era verdadeira

No entender de Alberto aquela princesa era a única princesa católica que preencheria as condições duma esposa para para ti (sic) mas levou a sua influencia bem mais longe ao pedir informações sobre Estefânia a demais familiares europeus, cujas boas indicações se apressou a transmitir ao jovem Rei, bem como um retrato enaltecendo a sua beleza.

O processo de pedido de casamento foi entregue a Alberto, que escreveu ao pai da princesa Carlos António, solicitando-lhe a mão de sua filha mais velha em nome do rei de Portugal. Pedido esse que foi de imediato aceite pelo pais e pela jovem princesa.

A 25 de Agosto de 1875 D.Francisco de Almeida conde de Lavradio é oficialmente nomeado comissário plenipotenciário para tratar, ajustar e assinar o contrato de casamento, tendo acontecido que a cerimónia do pedido oficial teve lugar a 21 de Outubro no castelo de Sigmaringen, seguido do novo pedido a 5 de Novembro em Berlim, este o definitivo e dirigido ao rei da Prússia  o chefe da família.

Só a 8 de Dezembro em Berlim foi assinado o contrato matrimonial por palavras, assumindo desde logo que o rito católico seria celebrado logo que a princesa chegasse a Lisboa. Contrato redigido em 11 artigos, que continha disposições sobre o dote e sobre dotações sobre a verba que as cortes em Portugal viriam a conceder à Rainha entre outros detalhes, que contemplavam disposições em caso de viuvez entre os cônjuges










.


Sem comentários:

Enviar um comentário