sábado, 5 de maio de 2012

Acontecimentos no ano de 1856-2ºparte

  • Começa a funcionar uma linha de telégrafo
Em 1856 era inaugurada a primeira rede oficial de telégrafo, que fazia a ligação entre o Terreiro do Paço e as Cortes e entre o Palácio das Necessidades e Sintra.

A 20 de Julho do ano seguinte, este serviço de telégrafo foi aberto ao público. Os utentes podiam utilizar este instrumento para comunicar, por exemplo, com o país vizinho.

No início dos anos 60 do século XIX as linhas telegráficas no nosso país atingiam cerca de 2000 km e em 1900 a extensão ascendera a 8000 km. De 1911 a 1926 a área coberta era de 9000 km.

Ao mesmo tempo, cabos submarinos ligavam Portugal ao resto do mundo. Em 1870 foi inaugurada a ligação entre a Inglaterra e Gibraltar e, em 1871, foi iniciada a operação de conexão do fio à Madeira, Cabo Verde e Pernambuco (Brasil)

Em 1878 foi feita a ligação de Vigo a Caminha, e em 1893, de Carcavelos a Ponta Delgada, à Horta e ao restante arquipélago dos Açores.

Em 1878 todo o território português estava coberto por uma rede telegráfica.

Fonte: Infopédia

  • Graves tumultos em Lisboa

Para combater a crise cerealífica foi convertido em lei em Julho de 1856 um projecto do governo que permitia a importação de grão, farinha e outros cereais mas que por se saber que os grandes lavradores não aceitariam com bom grado essa medida foi tomada apenas até ao fim de Julho do ano seguinte.

Mas o descontentamento popular era grande por causa da fome que grassava por todo o lado, que conduziram a vários tumultos em Lisboa entre 7 e 9 de Agosto, envolvendo militares e civis, embora os manifestantes o vitoriassem não deixou de lhe causar grande apreensão e a suspeita que por detrás dessas manifestações houvesse manipulação por parte dos regeneradores.

Essa agitação nas ruas incomodava bastante o Rei, que não aceitava alguma passividade do governo, a tal ponto que a 22 de Agosto desse ano, interrompe as suas férias em Sintra, para visitar os quartéis da capital exigindo ao ministro Júlio Gomes a mudança na chefia da Guarda Municipal,

No fundo as suas apreensões prendiam-se com a ambição de Saldanha, que pretendia segundo o Rei para derrubar o governo, ou quiçá o próprio Rei

Sem comentários:

Enviar um comentário